Questão de
Segurança


QSMS
Referências bibliográficas:
Apresentação da palestra “SMS - Saúde, Meio Ambiente e Segurança: ferramenta estratégica de gestão empresarial sustentável”. Disponível em: <https://www.scribd.com/doc/24418604/SMS-Saude-Meio-Ambiente-e-Seguranca-ferramenta-estrategica-de-gestao-empresarial-sustentavel> Acessado em 10 de abril de 2015.
BILLIG, Osvaldo Alencar. CAMILATO, Sérgio Paulo. SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE QUALIDADE, SEGURANÇA, MEIO-AMBIENTE E SAÚDE. Engenharia de Produção e Sistemas – UNISINOS. Revista Eletrônica da FTEC. Disponível em: <http://junior.ftec.com.br/revista/index.php?eng=osvaldo1> Acessado em 09 de abril de 2015.
Blog Qualidade, saúde, meio ambiente e segurança. Disponível em: <http://sustentabilidadeevoce.blogspot.com.br/> Acessado em 11 de abril de 2015.
EAD SENAC Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social. Disponível em: <http://www.ead.senac.br/pos-graduacao/sistemas-de-gestao-integrados/> Acessado em 09 de abril de 2015.
SLACK, Nigel; HARRISON, Alan; JOHNSTON, Robert ET AL. Administração da Produção. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Figura 1 – INOVA. Disponível em: <http://www.inovagsu.com.br/SegurancaNoTrabalho.asp> Acessado em 14 de abril 2015.
Figura 1 - Exemplo de estrutura do departamento de QSMS.
Por questão de segurança e conscientização da atuação integrada das organizações entre sociedade e meio ambiente, trouxe uma maior preocupação pelos assuntos antes abordados separada e timidamente. SMS é uma sigla utilizada para Segurança, Meio Ambiente E Saúde. Algumas empresas têm adotado o QSMS, que adiciona interface à Qualidade.
A gestão integrada desses assuntos busca realizar a integração dos processos conforme características, atividades e necessidades de cada organização. Além de fornecer bases e diretrizes para as ações voltadas a esses campos, a gestão integrada das variáveis QSMS é uma excelente oportunidade para reduzir custos com o desenvolvimento e manutenção de sistemas separados, ou de inúmeros programas e ações que, na maioria das vezes, se superpõem e geram gastos desnecessários. Economia e redução de custos são atitudes sempre desejáveis em todo tipo de organização.
Para atingir os benefícios dessa integração há a necessidade de as equipes de QSMS desenvolverem competências específicas:
-
Utilizar metodologias de identificação de desempenho ambiental, que permitam a aplicação de indicadores de qualidade, considerando o tipo de operação a ser executada e a legislação ambiental e da saúde e segurança ocupacional, assim como as normas de gestão pela qualidade;
-
Conhecimento de normas e certificações da área de Qualidade, Meio ambiente, Segurança, Saúde ocupacional e até Responsabilidade Social (ISSO, NBR e outras). Buscando atuar nas diretrizes propostas pelas mesmas;
-
Entender, aplicar e utilizar programas de gerenciamento de risco ocupacional e ambiental.
-
Foco em planejamento, implantação, operação e certificação de Sistemas de Gestão Ambiental, integrados aos Sistemas de Gestão da Qualidade, e de Saúde e Segurança Ocupacional;
-
Buscar um modelo sustentável de gestão consonante com os objetivos estratégicos da empresa;
-
Buscar o desenvolvimento sustentável como uma vantagem competitiva frente aos concorrentes da organização;
-
Utilizar as estratégias de marketing e comunicação como aliadas na atração, desenvolvimento e execução de atividades na produção em concordância com o meio ambiente (fatores de preservação ambiental);
-
Cumprir com requisitos legais e outros requisitos aplicáveis na busca de excelência nos aspectos ambientais, saúde ocupacional e qualidade do serviço prestado (ou do produto fabricado);
-
Posicionar-se junto aos gestores da empresa sobre a importância de uma governança corporativa baseada na ética, transparência, responsabilidade ambiental e social e processos operacionais seguros.
O profissional formado em Tecnologia de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente gerencia as questões de saúde e segurança de toda atividade relacionada ao trabalhador, como prevenção e melhoria das condições de trabalho, da produtividade e da qualidade de vida da sociedade. O profissional atua em todos os setores da economia: na iniciativa privada (indústria, comércio e serviços), no setor público (políticas públicas - poderes executivos e legislativos, auditoria, perícia e outras) e no 3º setor.
Existem 15 pontos importantes para o estabelecimento de políticas de gestão do SMS. São elas:
-
Liderança e Responsabilidade
-
Conformidade Legal
-
Avaliação e Gestão de Riscos
-
Novos Empreendimentos (devem estar em conformidade com a legislação e incorporar, em todo o seu ciclo de vida, as melhores práticas de segurança, meio ambiente e saúde)
-
Operação e manutenção de acordo com procedimentos estabelecidos e utilizando instalações e equipamentos adequados.
-
Gestão de Mudanças
-
Aquisição de Bens e Serviços (rede de contratados, fornecedores de bens e/ou serviços e parceiros deve ser compatível com o sistema da empresa)
-
Capacitação, Educação e Conscientização (promovidos continuamente)
-
Gestão de Informações (informações e conhecimentos relacionados à segurança, o meio ambiente e a saúde devem ser precisos, atualizados e documentados, de modo a facilitar sua consulta e utilização)
-
Comunicação (clara, objetiva e rápida)
-
Contingência (situações de emergência devem estar previstas e ser enfrentadas com rapidez e eficácia visando a máxima redução de seus efeitos)
-
Relacionamento com a Comunidade (a empresa deve zelar pela segurança e integridade das comunidades onde atua, bem como mantê-las informadas sobre impactos e/ou riscos eventualmente decorrentes de suas atividades)
-
Análise de Acidentes e Incidentes
-
Gestão de Produtos (desde sua origem até a destinação final, bem como redução dos impactos que eventualmente possam causar ao meio ambiente e à sociedade.)
-
Processo de Melhoria Contínua
O ambiente corporativo moderno apresenta uma enorme tendência ao uso integrado destes conhecimentos:
-
QUALIDADE – Busca da Qualidade Total.
-
SEGURANÇA – Proteção do trabalhador e para a integridade das instalações e equipamentos.
-
MEIO AMBIENTE – Evitar a poluição da água, ar e solo.
-
SAÚDE – Bem estar, do colaborador e suas famílias e das comunidades vizinhas às unidades industriais.
Profissionais de várias áreas são solicitados a gerir, desenvolver e avaliar diferentes tipos de projetos e processos organizacionais, o conhecimento profundo das peculiaridades da Segurança do Trabalho, do Meio Ambiente, e Saúde são solicitados – médicos e enfermeiros (técnicos e graduados), engenheiros ambientais e de segurança no trabalho, técnicos de segurança, ergonomistas e muitas outras formações acadêmicas são de interesse do departamento de QSMS - pois agregam valor ao negócio.
Texto produzido por: Juliana R.
