Questão de
Segurança


Por questão de segurança temos várias formações na área de segurança do trabalho, tanto cursos acadêmicos quanto livres. São várias áreas de conhecimento que interessam aqui. Nesse texto trataremos das seguintes:
-
Técnico de Segurança do Trabalho
-
Pós Graduação em Segurança do Trabalho
-
Pós Graduação em Gestão QSMS
Abordaremos os aspectos relativos aos cursos (estrutura e conhecimentos) e o perfil do profissional (escolhemos não tratar da área médica (medicina, odontologia e enfermagem), porém é sabido que esses profissionais são importantes - os mais preparados - para lidar com a saúde ocupacional).
Cursos técnicos buscam a formação prática na área e pode ser cursado por quem está no ensino médio. Os cursos técnicos costumam durar de um a dois anos muitas vezes acontecem em paralelo ao Ensino Médio. A graduação é a continuação dos estudos após a conclusão do Ensino Médio, é uma formação geral, que inicia o aluno no campo profissional escolhido e tem duração de quatro a seis anos. Pode ser dividido em bacharelado, licenciatura e tecnólogo; uma graduação no formato licenciatura busca a formação direcionada ao ensino/aprendizagem de crianças, jovens e adultos, é a formação dos professores do ensino infantil, fundamental e médio; os cursos tecnológicos são cursos de menor duração, em torno de dois anos, tornaram-se bastante comuns, especialmente para algumas áreas de interesse, e pesquisa, mais novas (aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias), como segmentos da administração e tecnologia da informação (alguns exemplos de cursos tecnológicos são os de Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, da Tecnologia da Informação, Financeira, Comercial e Secretariado). Especialização ou pós-graduação é a formação realizada somente após a realização de um dos cursos de graduação, são altamente especializados e com conhecimentos muito mais avançados do que os programas de graduação, e costuma os estudos ser mais centrados em pesquisa.
Como escolher o melhor, ou o mais adequado à minha situação? Essa é uma escolha bastante pessoal, que deve ser balizada por muitas variáveis, envolvendo o momento profissional, a idade, o interesse no mercado, mas acima de tudo seus gostos e aptidões.
No site do MEC (Ministério da Educação), do SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) você pode pesquisar os cursos de graduação e pós-graduação, e detalhes das instituições que os oferecem, assim como as escolas técnicas (escolas e cursos regulares nos sistemas de ensino e cadastradas no MEC) existentes no país por região, estado e cidade.
Profissões de Segurança do Trabalho
Próximo Artigo
Referências bibliográficas:
Catálogo de cursos técnicos PRONATEC - Técnico em Segurança No Trabalho. Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br/cnct/et_seguranca/t_seguranca_trabalho.php> Acessado em 15 de abril de 2015.
CATHO - Cargo de Técnico em Segurança do Trabalho. Disponível em: <http://www.catho.com.br/profissoes/tecnico-em-seguranca-do-trabalho/> Acessado em 15 de abril de 2015.
Guia do estudante - Engenharia de Segurança No Trabalho. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-seguranca-trabalho-685613.shtml> Acessado em 15 de abril de 2015.
LUIS.BLOG - Diferença entre Bacharelado e Licenciatura, Graduação e Pós-graduação. Disponível em: <http://www.luis.blog.br/diferenca-entre-bacharelado-e-licenciatura-graduacao-e-posgraduacao.aspx> Acessado em 15 de abril de 2015.
Portal Anhanguera – Pós-graduação Engenharia da Segurança do Trabalho. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/pos_graduacao/cursos/eng_seg_trab.php> Acessado em 15 de abril de 2015.
SENAC - Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social. Disponível em: <http://www.ead.senac.br/pos-graduacao/sistemas-de-gestao-integrados/#aba3> Acessado em 15 de abril de 2015.
SENAC - Técnico em Segurança do Trabalho. Disponível em: <http://www.ead.senac.br/cursos-tecnicos/tecnico-em-seguranca-do-trabalho/#aba2> Acessado em 15 de abril de 2015.
Study USA - Quais são as diferenças entre um programa de graduação e de pós-graduação?. Disponível em: <http://studyusa.com/pt/a/269/quais-s%C3%A3o-as-diferen%C3%A7as-entre-um-programa-de-gradua%C3%A7%C3%A3o-e-de-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o> Acessado em 15 de abril de 2015.
Universidade Castelo Branco - Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em QSMS - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Sáude On e Off Shore. Disponível em: <http://cursosoffshore.com/index.asp?pagina=cursos-ver&id=11> Acessado em 15 de abril de 2015.
Figura 1 – Tela do site do MEC para efetuar buscas por cursos de graduação e pós-graduação, por estado, cidade, instituição. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/> Acessado em 15 de abril 2015.
Figura 2 – Tela do site do SISTEC para efetuar buscas por cursos técnicos, por estado, cidade, instituição. Disponível em: <http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino#> Acessado em 15 de abril 2015.
Texto produzido por: Juliana R.
Figura 1 - Tela do site do MEC para efetuar buscas por cursos de graduação e pós-graduação, por estado, cidade, instituição.


Figura 2 - Tela do site do SISTEC para efetuar buscas por cursos técnicos, por estado, cidade, instituição.
Técnico de Segurança Do Trabalho
Os cursos técnicos de segurança do trabalho formam o profissional que será responsável pela prevenção de acidentes, promoção da saúde e preservação do meio ambiente. O profissional vai atuar elaborando e orientando atividades de segurança do trabalho e preservação física dos funcionários; vai auxiliar o empregador e os colaboradores a cumprir as normas, é responsável por inspecionar equipamentos e condições de trabalho; tem em sua rotina atividades de investigação e análise de acidentes (possíveis causas), na tentativa de constante de eliminar riscos. Desenvolve programas de treinamento e verifica o cumprimento das normas de segurança na aplicação de providências preventivas.
Os programas de curso geralmente abordam os seguintes temas:
-
Biossegurança nas ações de saúde;
-
Desenho técnico;
-
Doenças ocupacionais;
-
Educação para saúde;
-
Ergonomia;
-
Estatística aplicada (ao serviço de saúde e segurança no trabalho);
-
Legislação;
-
Meio ambiente e qualidade de vida;
-
Prevenção e controle de riscos;
-
Primeiros socorros;
-
Promoção da saúde e segurança no trabalho;
-
Situações de urgência e emergência;
-
Tecnologias de prevenção e combate a incêndio e suporte emergencial à vida.
Pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho
Os cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho formam profissionais que vão zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, a proposta é reduzir ou eliminar o risco de acidentes no ambiente de trabalho.
São competências dos profissionais oriundos dessa pós-graduação: elaborar, administrar e fiscalizar planos de prevenção de acidentes ambientais. Assessorar as empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações, materiais e processos de fabricação, especialmente produção de laudos e perícias sobre essas observações.
Os programas de curso geralmente abordam os seguintes temas:
-
Administração Aplicada à Engenharia de Segurança;
-
Ambiente e as Doenças do Trabalho;
-
Ergonomia;
-
Gerência de Riscos;
-
Higiene do Trabalho
-
Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho;
-
Laudos e Perícias de Engenharia;
-
Toxicologia.
Pós Graduação em Gestão QSMS
Os cursos pós graduação em Gestão são relativamente novos. Gestão de QSMS ainda mais. O curso surgiu por uma necessidade do mercado por profissionais com olhar holístico e conhecimentos abrangentes nas áreas de qualidade, saúde ocupacional, meio ambiente e segurança, analisar a viabilidade, desenvolver e gerenciar projetos de implantação de sistemas de gestão integrados (SGI) das normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e demais relacionadas nas organizações. Nos cursos, pretende-se que os alunos aprendam a integrar conhecimentos sobre as áreas e gerenciar os procedimentos para licenciamento e avaliação de impactos ambientais, identificar riscos decorrentes de agentes físicos e químicos e biológicos e das condições ambientais; entender a legislação ambiental brasileira – normalmente os cursos buscam enfatizar os aspectos jurídicos dos principais instrumentos legais aplicáveis.
Os programas de curso geralmente abordam os seguintes temas:
-
Análise, confiabilidade e gerenciamento de riscos;
-
Auditorias integradas em SMS – segurança, meio ambiente e saúde;
-
Direito e licenciamento ambiental;
-
Fundamentos e conceitos da qualidade;
-
Gestão da qualidade;
-
Gestão da segurança e saúde no trabalho;
-
Gestão dos programas ocupacionais;
-
Gestão organizacional;
-
Gestão, mapeamento e melhorias de processos;
-
Higiene ocupacional;
-
Medicina do trabalho;
-
Plano de contingência, emergência e sobrevivência pessoal;
-
Prevenção e controle de poluição;
-
Psicologia do trabalho;
-
Responsabilidade socioambiental;
-
Sustentabilidade organizacional;
-
Tecnologias aplicadas a análise, proteção e recuperação ambiental.